Um novo documento divulgado hoje, dia 13 de maio, mostra o cronograma geral da Embraer para o programa da aeronave de transporte militar e de reabastecimento aéreo KC-390, revelando mudanças comparado com as versões anteriores do projeto.
Cronograma datado de março de 2010 que mostra como será o andamento do projeto do KC-390 da Embraer.
O cronograma, datado de março de 2010, revela um programa acelerado próximo ao final da fase preliminar de projeto na metade do ano, com a capacidade operacional inicial (IOC) prometida para cinco anos depois.
A fase de projeto preliminar serp seguida por uma fase de definição inicila de um ano de duração, durante a qual os testes de túnel de vento serão completos. Cálculos de cargas e estrutural também serão iniciados nessa fase.
Uma fase de um ano, de definição conjunta está programada para ser iniciado na metade de 2011, com uma revisão preliminar de projeto definida para o início de 2012. Com a cadeia de fornecedores estabelecida na metade de 2011, a Embraer começará o desenvolvimento do ferramental no início dessa fase, onde começará a divulgar os desenhos técnicos para a engenharia.
A partir da metade de 2012, o projeto do KC-390 entrará numa fase de detalhamento e certificação do projeto, com uma duração de quatro anos. A fase de revisão crítica está prevista para o início de 2013, permitindo a Embraer definir a configuração final. O primeiro protótipo está previsto para ser entregue no final de 2014, com um segundo protótipo devendo ser entregue na sequência.
O projeto do KC-390 oficialmente foi lançado em abril de 2007. Dois anos depois, a Força Aérea Brasileira assinou um contrato para lançar o programa, o qual substituirá as 30 aeronaves antigas Lockheed Martin C-130 Hercules atualmente em operação.
Até o momento, a Embraer desenvolveu um mock-up do compartimento de carga do KC-390 para verificações do espaço volumétrico, conforme informa a Embraer.
A aeronave está sendo projetada para transportar 19 toneladas de carga em distâncias de até 2.685km (1.450nm).
Um desenho em três-vistas da aeronave foi incluída na apresentação mostrando como a configuração evoluiu. Um visão anterior em três-vistas distribuída num evento aeronáutico mostra uma aeronave levemente menor. A envergadura aumentou no novo desenho de pouco mais de 33,9m para cerca de 35m e o comprimento aumentou de 33,4m para 33,9m. A altura no alto da cauda em T foi diminuída de 11,4m para 10,7m.
O projeto KC-390 da Embraer prevê a substituição das aeronaves C-130 Hercules atualmente no mercado, que pode chegar a cerca de 700 aeronaves, avaliadas em aproximadamente US$50 bilhões. Ao mesmo tempo, a aeronave intruduz um novo desafio de projeto para Embraer, incluindo uma rampa traseira de acesso para carga, certificação de transporte militar e capacidade de reabastecimento em voo.
A apresentação da Embraer descreve o programa como “dentro do cronograma, se preparando para desenvolver uma versão em escala real e em fase de seleção dos principais fornecedores”.
O cronograma, datado de março de 2010, revela um programa acelerado próximo ao final da fase preliminar de projeto na metade do ano, com a capacidade operacional inicial (IOC) prometida para cinco anos depois.
A fase de projeto preliminar serp seguida por uma fase de definição inicila de um ano de duração, durante a qual os testes de túnel de vento serão completos. Cálculos de cargas e estrutural também serão iniciados nessa fase.
Uma fase de um ano, de definição conjunta está programada para ser iniciado na metade de 2011, com uma revisão preliminar de projeto definida para o início de 2012. Com a cadeia de fornecedores estabelecida na metade de 2011, a Embraer começará o desenvolvimento do ferramental no início dessa fase, onde começará a divulgar os desenhos técnicos para a engenharia.
A partir da metade de 2012, o projeto do KC-390 entrará numa fase de detalhamento e certificação do projeto, com uma duração de quatro anos. A fase de revisão crítica está prevista para o início de 2013, permitindo a Embraer definir a configuração final. O primeiro protótipo está previsto para ser entregue no final de 2014, com um segundo protótipo devendo ser entregue na sequência.
O projeto do KC-390 oficialmente foi lançado em abril de 2007. Dois anos depois, a Força Aérea Brasileira assinou um contrato para lançar o programa, o qual substituirá as 30 aeronaves antigas Lockheed Martin C-130 Hercules atualmente em operação.
Até o momento, a Embraer desenvolveu um mock-up do compartimento de carga do KC-390 para verificações do espaço volumétrico, conforme informa a Embraer.
A aeronave está sendo projetada para transportar 19 toneladas de carga em distâncias de até 2.685km (1.450nm).
Um desenho em três-vistas da aeronave foi incluída na apresentação mostrando como a configuração evoluiu. Um visão anterior em três-vistas distribuída num evento aeronáutico mostra uma aeronave levemente menor. A envergadura aumentou no novo desenho de pouco mais de 33,9m para cerca de 35m e o comprimento aumentou de 33,4m para 33,9m. A altura no alto da cauda em T foi diminuída de 11,4m para 10,7m.
O projeto KC-390 da Embraer prevê a substituição das aeronaves C-130 Hercules atualmente no mercado, que pode chegar a cerca de 700 aeronaves, avaliadas em aproximadamente US$50 bilhões. Ao mesmo tempo, a aeronave intruduz um novo desafio de projeto para Embraer, incluindo uma rampa traseira de acesso para carga, certificação de transporte militar e capacidade de reabastecimento em voo.
A apresentação da Embraer descreve o programa como “dentro do cronograma, se preparando para desenvolver uma versão em escala real e em fase de seleção dos principais fornecedores”.
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