terça-feira, 18 de maio de 2010

Russia vende para a Siria aviões de combate e sistemas de defesa anti-aerea

A Rússia está fornecendo para Síria aeronaves de combate, veículos blindados e sistemas de defesa aérea através de contratos já existentes, segundo a agência de notícias ITAR-Tass informou após receber a informação do chefe militar da Rússia.
Mikhail Dmitriyev, chefe do Serviço Federal para Cooperação Técnica-Militar, disse que a Rússia vendeu para Síria caças MiG-29, sistemas de defesa aérea de curto alcance Pantsir S1 e veículos blindados. O negócio pode alcançar o valor de US$ 1 bilhão.
Não foram passados maiores detalhes sobre essa transação.
O Presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, na semana passada fez sua primeira visita de um chefe de estado da Rússia na Síria, onde ele disse que o uso de energia nuclear ” pode ter uma segunda chance” na Síria – uma informação que imediatamente preocupou os EUA.
A venda de armas russas e uma possível cooperação nuclear com a Síria, a qual tem relações estreitas com o Irã, está deixando Israel e os Estados Unidos em estado de alerta, os quais no começo desse mês renovaram as sanções à Síria por mais um ano, acusando o país de apoiar grupos “terroristas”.
A Rússia também está em negociação para fornecer para a Turquia, um dos países membros da OTAN, o qual o presidente Medvedev também visitou na semana passada, com sistemas de defesa aérea e helicópteros, disse Dmitriyev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário