segunda-feira, 17 de maio de 2010

Navio da Marinha atraca em Natal apos passar por varios paises


Incorporado à Marinha do Brasil, em 25 de janeiro de 2010, na Noruega, o Aviso de Pesquisa (AvPq) “Aspirante Moura” (U-14) atraca em Natal amanhã (18). A embarcação participa, às 10h, na Praia do Forte, de uma Parada Naval em comemoração a sua chegada ao Brasil.
O público que comparecer à Praia do Forte poderá prestigiar o desfile de embarcações da Marinha do Brasil subordinadas ao Comando do 3o Distrito Naval. Além do AvPq “Aspirante Moura” farão parte do desfile os Navios-Patrulha “Guaiba”, “Grauna” e “Goiana”, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e o Aviso de Patrulha “Barracuda”.
O AvPq “Aspirante Moura”, adquirido em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, é Comandado pelo Capitão-Tenente Claudio Luis Estrella Pereira e é operado por 19 militares, entre Oficiais e Praças. O navio foi construído no estaleiro Astillleros Brodogradiliste, em 1987, e foi modernizado em 2008.
O AvPq “Aspirante Moura”, visitou os portos de Rotterdam (Holanda), Brest (França) e Lisboa (Portugal), passando, a partir deste último, a navegar em companhia do Rebocador de Alto-Mar (RbAM) “Triunfo”, pertencente ao Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, sediado em Natal. A sua rota incluiu, ainda, atracações em Las Palmas (Ilhas Canárias) e Praia (Cabo Verde), antes de chegar em Natal (RN).
O navio, ao suspender de Natal, prossegue viagem para Salvador (BA) e Arraial do Cabo (RJ) e, por fim, atracará no Rio de Janeiro, onde ficará subordinado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), onde funcionará como um laboratório, contribuindo para pesquisas de interesse da Marinha e da comunidade científica nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário