segunda-feira, 17 de maio de 2010

Israel prepara-se para receber uma verdadeira marinha oceanica

Tradicionalmente, Israel nunca procurou ter mais do que uma marinha costeira. Mas isso está a mudar… Israel está a avaliar a aquisição à Alemanha de duas corvetas e dois (ou mesmo três) submarinos Doplhin. Tal decisão irá transformar a marinha israelita numa verdadeira marinha de águas profundas.
Tal alteração do foco só pode ser uma resposta ao maior inimigo regional de Israel, o Irã… Já que nada de substancial aconteceu nos seus vizinhos regionais, como a Síria ou o Egipto, e o Irão – pelo contrário – la está afadigado a construir mísseis balísticos e armas nucleares…
Israel irá assim adquirir duas corvetas MEKO A-100 à Blohm+Voss, equipadas com sistemas de armas israelitas. Os navios têm tripulações de 94 homens, são capazes de uns impressionantes 30 nós e têm capacidades furtivas. Transportam ainda um helicóptero médio e estão recheados de diversos lançadores de mísseis mar-terra e mar-mar, para além de um canhão automático. Cada um destes navios deverá custar a Israel cerca de 300 milhões de dólares.
Os submarinos Dolphin, são navios Tipo 212A e dois deles já estão encomendados e começarão a ser entregues já em 2012. Os navios têm um alcance teórico de 2810 milhas, mas há rumores de que foram especialmente adaptados de forma a conseguirem viajar ainda até mais longe, sem reabastecerem… Sempre tendo como objetivo o Irão, claro. Cada Dolphin pode levar até 10 mísseis Harpoon e se tudo correr como planeado, estes navios (altamente subsidiados pelos alemães, no âmbito de um plano de “reparações” às vítimas do Holocausto) irão formar uma frota de seis submarinos e poderão ser uma parte importante nos ataques preventivos que se sabe que Israel está a preparar contra as instalações nucleares da República Islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário