quarta-feira, 12 de maio de 2010

Patronó da infantaria é destacado

O bicentenário de nascimento do patrono da Infantaria do Exército brasileiro, brigadeiro Antônio de Sampaio (1810-1866), foi lembrado em sessão solene, ontem, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pela Mesa Diretora e realizada no plenário Otávio Rocha, a cerimônia dirigida pelo presidente da Casa, Nelcir Tessaro, contou com a presença de militares das três armas. Tessaro definiu o brigadeiro como um dos maiores heróis da história do Brasil. "Quando se tratava de manter a integridade do território brasileiro e revidar agressões externas na fase do Império, lá estava ele", destacou, lembrando que, entre 1852 e 1865, Sampaio foi condecorado seis vezes pelo imperador dom Pedro II.
O comandante da Artilharia Divisionária da 6 Divisão do Exército, General-de-Brigada Sérgio José Pereira, representando o Comando Militar do Sul (CMS), leu mensagem de agradecimento do comandante do CMS, General-de-Exército Túlio Cherem, sublinhando a biografia de bravura do brigadeiro. Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril, sertão do Ceará. Cedo revelou interesse pela carreira militar, demonstrando tenacidade e inteligência, até chegar a brigadeiro (general-debrigada) em 1865.
Na defesa do Império e do território brasileiro, o brigadeiro Sampaio teve atuação destacada em importantes campanhas militares, como Cabanagem (PA), Balaiada (MA), Praieira (PE), Combate a Oribe (Uruguai), Combate de Monte Caseros (Argentina), 1852, Tomada do Paissandu (Uruguai), Revolução Farroupilha (na qual lutou em 1844 e 1845) e Guerra do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário