quinta-feira, 13 de maio de 2010

EUA vé a vizita de Lula ao Irã como ultima chance

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Irã neste fim de semana pode ser a última chance para alcançar um compromisso com Teerã por conta de seu programa nuclear antes de uma nova rodada de sanções da ONU, disse uma autoridade de primeiro escalão do Departamento de Estado dos EUA nesta quinta-feira.
"Acredito que veríamos a visita de Lula como, talvez, a última grande chance de engajamento", disse a autoridade, que falou sob condição de anonimato, a repórteres.
Os Estados Unidos e alguns de seus aliados acusam o Irã de buscar usar seu programa nuclear civil como um disfarce para a construção de armas nucleares.
O Irã nega e afirma que sua intenção é apenas gerar eletricidade.O Brasil, que atualmente ocupa um assento rotativo no Conselho de Segurança da ONU, se opõe a novas sanções contra o Irã por conta das atividades de enriquecimento de urânio da República Islâmica, afirmando que tais medidas prejudicariam os mais pobres e poderiam levar a uma radicalização maior do país.
Em sua visita de dois dias a Teerã, Lula buscará convencer o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a reavaliar uma proposta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), sob a qual o Irã enviaria urânio de baixo enriquecimento ao exterior e, em troca, receberia urânio mais enriquecido.Se esses esforços derem frutos, Lula pode reclamar crédito por ajudar a solucionar uma crise de segurança global.
Mas se o Irã rejeitar, críticos devem afirmar que Teerã estava simplesmente explorando a mediação brasileira para adiar a imposição de novas sanções.O Brasil tem um programa nuclear para a geração de energia, e, sob o governo Lula, tem procurado ampliar seu papel em assuntos globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário